10 Dicas para fotografar

07-03-2012 23:40

Há muitas dicas para uma fotografia ideal. Aqui ficam 10.

 

1) Enquadramento

Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Desclocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.

Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessenantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.

2) Flash desnecessário

Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.

Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.

Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.

3) Flash necessário

Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.

Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

4) Cuidado com o fundo

Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.

Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.

5) Retratos

Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.

6) Olhe nos olhos

Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.

7) Fotos verticais

Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

8) Aproveite a luz

Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.

A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.

É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.

9) Cor

A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade.

A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.

Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.

10) Experimente

Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.

A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.

 

Informação retirada de: https://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI830798-EI12882,00-Veja+dicas+de+fotografia+digital.html

 

FAQ´s

Que máquina comprar?

Depende das fotos que quer fazer. Uma pessoa que quer uma máquina de bolso para fotografar os passeios de Domingo com a família não quer, nem precisa, da mesma máquina que outra pessoa que quer aprender fotografia e que acha que pode vir a gostar mesmo de fotografia no futuro.

Fotos do passeio da família ao Domingo?
Nos tempos que correm, pode comprar uma máquina qualquer de marca respeitável que esta vai servir. Escolha uma ao seu gosto, esqueça o resto e divirta-se com a família.

Quer ou acha que pode vir a querer aprender fotografia?
Aqui, o caso é mais sério. Todas as máquina tem o modo automático, mas escolha sempre uma máquina que também tenha modos de Exposição e Focagem totalmente Manuais. Mais tarde vai precisar disso.
 

Que tipo de máquina digital escolho?

Existem 3 tipos de máquinas digitais para o consumidor comum.

UltraCompactas (Cabem no bolso)
As ultracompactas, cabem no bolso e servem para fotos normais. Não podem levar flash externo e o flash interno é fraco e pouco controlável. Em alta sensibilidade (ISO) existe maior ruído na imagem (grão colorido) devido ao reduzido tamanho do sensor.

Prosumers (parecidas com as DSLR mas sem objectivas intermutáveis)
Estas, chamadas "bridge" ou "ponte" são isso mesmo, um meio termo entre as compactas e as DSLR. O flash interno é mais potente e controlável e algumas até podem levar um flash externo. As objectivas são fixas ao corpo, mas geralmente tem um zoom que pode ir dos 28mm até aos 450mm. Podendo ainda usar lentes e outros acessórios. Estas máquinas são o meio termo, por isso a qualidade também é variável mas para utilizador comum esta maquina é a mais completa e a qualidade é mais que satisfatória.

DSLR (Todas as maquinas baseadas em sistema Reflex, com objectivas intermutáveis)
Este é um sistema mais avançado. A qualidade de imagem é bastante alta (depende da objectiva), é menos susceptível ao ruído em altas sensibilidades e podem ser usados muitos acessórios. É uma máquina mais cara e a qualidade da foto final depende das objectivas usadas (igualmente caras). É usada por profissionais e amadores exigentes.

O que preciso de saber para começar a fotografar?

 - Esteja atento ao seu redor, repare nos pormenores e nas diferenças;
- Tente sempre usar a Regra dos Terços;
- Não abuse do flash, sempre que possível use luz natural, ou use apenas flash de enchimento;
- Não dispare sobre tudo que mexe, pense antes de fotografar;
- Veja os Tutoriais do Fórum.

O que é o fromato RAW?

Raw, ou formato cru, é uma denominação genérica de formatos de arquivos de imagens digitais que contém a totalidade dos dados da imagem tal como captada pelo sensor da máquina. Tais formatos não podem ter aplicada a compressão com perda de informação, como ocorre com o popular JPEG.

Como o formato cru contém todos os dados da imagem captada pela máquina e uma maior profundidade de cor, em geral 30 ou 36 bites/píxels - os seus arquivos são muito grandes, salvo quando são comprimidos (sem perdas). É muitas vezes chamado de "negativo digital" pois é equivalente ao negativo na fotografia analógica: ou seja, o negativo não é usável como uma imagem, mas contem todas as informações necessárias para criar uma. O processo de converter uma imagem crua para um formato visível é muitas vezes chamado de revelação de imagem raw.

Como fazer o melhor enquadramento?

Há vários aspectos a ter em conta:

Qual o seu ponto de vista

Fazer uma fotografia é contar uma história, compor uma imagem fotográfica é decidir quais personagens e quais elementos entrarão nessa história. Assim, fotografar nunca é um acto neutro, o fotógrafo vai sempre eleger qual seu ponto de vista e buscar uma maneira clara de mostrá-lo.

Apresente um novo olhar sobre o já conhecido

Uma foto para ser boa além de conter uma história deve também despertar alguma sensação no observador que pode ser boa ou má/ruim. Para isso, desperte o interesse do observador apresentando um novo olhar sobre algo que já é conhecido. 

Elimine o que é desnecessário

Quando for fazer sua foto destaque o personagem do seu entorno. Elimine tudo o que não for necessário tanto retirando esses elementos do enquadre quanto destituindo-os de detalhes que possam roubar a atenção.

Crie hierarquias e diferentes planos

Toda história tem personagens principais e secundários. Faça o mesmo em suas fotos, crie uma hierarquia de leitura. Construa composições com diferentes planos: coisas que aparecem mais à frente e outras mais ao fundo; planos focados e desfocados; objetos iluminados e outros na sombra.

A importância da pós-produção

Todo tipo de alteração que fazemos na foto depois de tirada é chamado de pós-produção. O Photoshop é de longe o software mais utilizado graças a sua gama de recursos e ferramentas. A manipulação digital não serve só para corrigir defeitos ou melhorar uma foto que já é boa, ela também possibilita a transformação total da imagem.

Regra dos terços

Para conseguir boas composições é: não centralize! Desloque seu objeto de interesse para um dos cantos da imagem. Divida a imagem em três partes iguais tanto na vertical quanto na horizontal. Procure colocar os objetos principais da sua foto em uma dessas linhas ou na intersecção delas.

Enquadramento e recorte da imagem

Aprenda a cortar a imagem nos locais certos para valorizar a composição de não causar efeitos desagradáveis.