Comentários

FAQ´s

Que máquina comprar?

Depende das fotos que quer fazer. Uma pessoa que quer uma máquina de bolso para fotografar os passeios de Domingo com a família não quer, nem precisa, da mesma máquina que outra pessoa que quer aprender fotografia e que acha que pode vir a gostar mesmo de fotografia no futuro.

Fotos do passeio da família ao Domingo?
Nos tempos que correm, pode comprar uma máquina qualquer de marca respeitável que esta vai servir. Escolha uma ao seu gosto, esqueça o resto e divirta-se com a família.

Quer ou acha que pode vir a querer aprender fotografia?
Aqui, o caso é mais sério. Todas as máquina tem o modo automático, mas escolha sempre uma máquina que também tenha modos de Exposição e Focagem totalmente Manuais. Mais tarde vai precisar disso.
 

Que tipo de máquina digital escolho?

Existem 3 tipos de máquinas digitais para o consumidor comum.

UltraCompactas (Cabem no bolso)
As ultracompactas, cabem no bolso e servem para fotos normais. Não podem levar flash externo e o flash interno é fraco e pouco controlável. Em alta sensibilidade (ISO) existe maior ruído na imagem (grão colorido) devido ao reduzido tamanho do sensor.

Prosumers (parecidas com as DSLR mas sem objectivas intermutáveis)
Estas, chamadas "bridge" ou "ponte" são isso mesmo, um meio termo entre as compactas e as DSLR. O flash interno é mais potente e controlável e algumas até podem levar um flash externo. As objectivas são fixas ao corpo, mas geralmente tem um zoom que pode ir dos 28mm até aos 450mm. Podendo ainda usar lentes e outros acessórios. Estas máquinas são o meio termo, por isso a qualidade também é variável mas para utilizador comum esta maquina é a mais completa e a qualidade é mais que satisfatória.

DSLR (Todas as maquinas baseadas em sistema Reflex, com objectivas intermutáveis)
Este é um sistema mais avançado. A qualidade de imagem é bastante alta (depende da objectiva), é menos susceptível ao ruído em altas sensibilidades e podem ser usados muitos acessórios. É uma máquina mais cara e a qualidade da foto final depende das objectivas usadas (igualmente caras). É usada por profissionais e amadores exigentes.

O que preciso de saber para começar a fotografar?

 - Esteja atento ao seu redor, repare nos pormenores e nas diferenças;
- Tente sempre usar a Regra dos Terços;
- Não abuse do flash, sempre que possível use luz natural, ou use apenas flash de enchimento;
- Não dispare sobre tudo que mexe, pense antes de fotografar;
- Veja os Tutoriais do Fórum.

O que é o fromato RAW?

Raw, ou formato cru, é uma denominação genérica de formatos de arquivos de imagens digitais que contém a totalidade dos dados da imagem tal como captada pelo sensor da máquina. Tais formatos não podem ter aplicada a compressão com perda de informação, como ocorre com o popular JPEG.

Como o formato cru contém todos os dados da imagem captada pela máquina e uma maior profundidade de cor, em geral 30 ou 36 bites/píxels - os seus arquivos são muito grandes, salvo quando são comprimidos (sem perdas). É muitas vezes chamado de "negativo digital" pois é equivalente ao negativo na fotografia analógica: ou seja, o negativo não é usável como uma imagem, mas contem todas as informações necessárias para criar uma. O processo de converter uma imagem crua para um formato visível é muitas vezes chamado de revelação de imagem raw.

Como fazer o melhor enquadramento?

Há vários aspectos a ter em conta:

Qual o seu ponto de vista

Fazer uma fotografia é contar uma história, compor uma imagem fotográfica é decidir quais personagens e quais elementos entrarão nessa história. Assim, fotografar nunca é um acto neutro, o fotógrafo vai sempre eleger qual seu ponto de vista e buscar uma maneira clara de mostrá-lo.

Apresente um novo olhar sobre o já conhecido

Uma foto para ser boa além de conter uma história deve também despertar alguma sensação no observador que pode ser boa ou má/ruim. Para isso, desperte o interesse do observador apresentando um novo olhar sobre algo que já é conhecido. 

Elimine o que é desnecessário

Quando for fazer sua foto destaque o personagem do seu entorno. Elimine tudo o que não for necessário tanto retirando esses elementos do enquadre quanto destituindo-os de detalhes que possam roubar a atenção.

Crie hierarquias e diferentes planos

Toda história tem personagens principais e secundários. Faça o mesmo em suas fotos, crie uma hierarquia de leitura. Construa composições com diferentes planos: coisas que aparecem mais à frente e outras mais ao fundo; planos focados e desfocados; objetos iluminados e outros na sombra.

A importância da pós-produção

Todo tipo de alteração que fazemos na foto depois de tirada é chamado de pós-produção. O Photoshop é de longe o software mais utilizado graças a sua gama de recursos e ferramentas. A manipulação digital não serve só para corrigir defeitos ou melhorar uma foto que já é boa, ela também possibilita a transformação total da imagem.

Regra dos terços

Para conseguir boas composições é: não centralize! Desloque seu objeto de interesse para um dos cantos da imagem. Divida a imagem em três partes iguais tanto na vertical quanto na horizontal. Procure colocar os objetos principais da sua foto em uma dessas linhas ou na intersecção delas.

Enquadramento e recorte da imagem

Aprenda a cortar a imagem nos locais certos para valorizar a composição de não causar efeitos desagradáveis.